A ProDouro continua empenhada em devolver a estima devida ao vinho do Porto e, nessa missão, promoveu, em colaboração com a UTAD, no dia 20 de novembro, o evento «Falemos de Vinho do Porto».
Foi um evento exclusivo para a próxima geração de atores a desempenhar a sua profissão: uns na viticultura (sem esquecer serem os construtores da paisagem), outros dedicados ao fabrico do vinho (tendo presente a especialidade do vinho do Porto) e ainda outros no turismo e hotelaria.
Foi uma manhã em cheio: o empenho dos atores do presente na educação dos que ainda estudam nas escolas locais de turismo e hotelaria, profissionais e universidade. Tivemos ainda um objetivo adicional: incutir a informalidade no Vinho do Porto — o copo e a temperatura de serviço.
António Magalhães é um destacado especialista em viticultura, reconhecido pelo seu trabalho como viticólogo na Fladgate Partnership, grupo proprietário das marcas Taylor’s, Fonseca, Croft e Krohn. Nascido numa família com tradição na produção de Vinho do Porto, a sua ligação à viticultura é natural e profunda. Ao longo de mais de três décadas, António dedicou-se ao estudo e à prática da viticultura no Vale do Douro, região emblemática da produção de Vinho do Porto.
Hugo Almeida é um designer português reconhecido pelo seu trabalho na Vista Alegre, uma das mais prestigiadas marcas de porcelana, cristal e vidro de Portugal. A sua formação em design de luz e som para espetáculos, obtida na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), proporcionou-lhe uma base sólida para explorar diversas vertentes do design.
Manuel Moreira é um reconhecido escanção e consultor de vinhos português, com uma carreira distinta que abrange mais de três décadas. Ao longo da sua carreira, Manuel Moreira alcançou diversos marcos notáveis:
TESTEMUNHOS DOS ALUNOS DA ESPRODOURO
“Participar no colóquio promovido pela Prodouro na UTAD foi uma oportunidade única para compreender as tradições e inovações associadas ao Vinho do Porto, através das experiências partilhadas pelos especialistas” – Jaider Peñaloza– Técnico de Restaurante/Bar“Este colóquio ajudou-nos a perceber como o Vinho do Porto não é apenas um produto, mas também um símbolo cultural, cuja preservação e valorização dependem das novas gerações.” –Sílvia Pinzon-Técnico de Restaurante/Bar
“Assistir ao colóquio foi de elevado interesse para a nossa área de formação, uma vez que os vinhos são o melhor parceiro numa gastronomia de excelência” Bruna Barreleiro -Técnico de Restaurante/Bar